"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Para quem tem pouco tempo

Hoje em dia devido á falta de tempo que existe, necessitamos de fazer refeições super rápidas, mas que sejam saborosas, por isso deixo aqui algumas dicas de coisas que podem ser feitas com antecedência (principalmente ao fim de semana) e que nos poupam bastante tempo.

- Fazer um refogado bem apuradinho com 5 ou 6 cebolas, dentes de alho, azeite. Assim que estiver pronto, deixa-se arrefecer, deita-se num recipiente e guarda-se no frigorifico. Sempre que seja necessário fazer um prato que leve um refogado, já se pode saltar essa parte, basta retirar do recipiente a quantidade de refogado pretendida.

- Sempre que se faz massa para quiche (principalmente quem tem Bimby) faz-se uma maior quantidade, fazem-se 2 ou 3 quiches, com os ingredientes que quisermos, junta-se as natas, molho bechamel, ou natas e ovos, coloca-se queijo ralado por cima e congela-se (Convem, depois de congeladas, enrolar em pelicula aderente para não criar cristais de gelo, nem alterar o sabor). Quando queremos faze-las, basta retirar do congelador e colocar no forno (sem descongelar).

- Podem escaldar-se batatas (sem chegar a cozer) cortar em palitos e congelar. Este tipo de congelação deve ser feita colocando as batatas espalhadas no fundo de um tabuleiro e coloca-se no congelador. Logo que estejam congeladas, separam-se com cuidado para não partir e guradam-se num saco plástico. Sempre é uma alternativa mais saudavel, e económica do que comprar já feito.

- Quem tem por hábito fazer pasteis de bacalhau, pode fazer uma quantidade maior, molda-os, coloca num tabuleiro e congela. Depois de congelado, separa-se e guarda-se num saco plástico. Sempre que se usar basta retirar da arca e fritar (congelado). Ficam otimos.

- Também se pode fazer uma quantidade maior de arroz branco e guardar no frigorifico, num tupperware tapado.

- Se vamos assar carne, podemos preparar quantidades maiores, e depois dividir e congelar.

- O alho pode ser esmagado e armazenado num frasco bem limpo e seco. Mantenha-o fechado dentro do frigorífico. Se preferir, guarde os dentes inteiros, descascados, neste caso cubra-os com azeite de oliva, que conserva e dá sabor ao alho. Para completar o azeite poderá ser usado, posteriormente, na preparação de alimentos e como tempero de saladas. Esta mistura deve ser guardada no frigorífico durante cerca de 3 meses. Ela é uma boa opção para as pessoas com pouco tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer ganhar dinheiro extra?