"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Farelos...

Não!! Não vou falar em galinhas...! Após alguma pesquisa sobre como podia enriquecer o pão que faço na MFP, uma vez que cá em casa o pão integral não é muito apreciado, foi-me falado nestes farelos de trigo e de aveia, que podem ser misturados no pão branco. Numa das idas ao Modelo encontrei na área de produtos naturais e resolvi comprar.
Deixo aqui uma breve descrição do que são e os beneficios para a nossa saúde.

Photobucket

Farelo de Aveia
O farelo de aveia é um alimento saudável, natural e rico em fibras solúveis, chamadas ß-glucanas. É obtido por um processo mecânico que separa a película que reveste o grão de aveia. Os farelos são substâncias alimentares presentes nos grãos e cereais integrais, que quando consumidas regularmente trazem vários benefícios ao organismo, pois têm a capacidade de absorver água e aumentar de volume, o que por sua vez estimula os movimentos peristálticos dos intestinos. Também, a ingestão de fibras solúveis de aveia pode colaborar no controle das taxas de colesterol e na diminuição da taxa das LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade). Pode ser utilizado no preparo de vitaminas, sucos, leite, biscoitos, bolos, iogurtes, etc


Photobucket
Farelo de Trigo
A fibra ou farelo de trigo é a película externa da parte comestível do grão de trigo, que não é digerida pelo organismo humano. Porém, a fibra tem uma função muito importante: ela absorve água e forma o bolo alimentar, aumentando a acção muscular dos intestinos. Uma dieta rica em fibras evita, também, altas taxas de colesterol e de açúcar no sangue. Desta forma, regulariza as funções gastrointestinais, contribuindo para o bem estar geral do organismo. Pode ser utilizada no preparo de biscoitos, pães, iogurtes, sopas, bolos, tortas, vitaminas, sucos, feijão, leite, etc, sem alterações de sabor.
Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre.
Tem baixíssimo teor calórico.
Pode ser usado no tratamento da obesidade.
Um dos alimentos mais ricos em fibras.

4 comentários:

  1. Renata

    começei a muito tempo atrás comer farelo de trigo pra melhora intestinal
    é sensacional, a partir dai nunca mais tive problemas com intestino preso

    recomendo rs

    ResponderEliminar

Quer ganhar dinheiro extra?