"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como ganhar tempo na cozinha...

Muitas pessoas me perguntam como consigo ter tempo para fazer tanta coisa, apesar de chegar a casa todos os dias por volta das 19h, ter 2 filhos, marido, enfim...

Para simplificar um pouco o meu trabalho, ao fim de semana tento adiantar algumas coisas que durante a semana ja nao preciso fazer. Deixo aqui alguns exemplos:

- Comprar alfaces que cheguem para fazer as saladas durante a semana. Lava-las mto bem, ripa-las, escorrer bem e colocar num tupperware dentro do frigorifico. Durante a semana é so retirar a porção que faz falta, juntar cebola e temperar.

- Descongelar algumas peças de carne, dividir em caixas, temperar (de preferencia temperos com vinho, que é um conservante) e guardar no frigorifico. Verão que adianta muito trabalho! Quando chegar a casa é só fritar ou assar.

- Tambem se pode fazer um tacho grande de arroz branco, convem fritar primeiro, como já postado aqui. Depois de cozido pode-se guardar num tupperware no frigorifico. Este arroz serve para acompanhamento, ou para confeccionar pratos como arroz de pato e arroz de polvo. No momento de confeccionar estes pratos, basta juntar o arroz necessário, deixar apurar um pouco e servir.

2 comentários:

  1. Gosto muito destas dicas!
    Realmente existem tantas coisas que se podem fazer e que ao longo da semana facilitam a nossa tarefa... é preciso é pôr mãos à obra!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Obrigada!

    Ando mesmo a precisar de aprender a poupar tempo, a optimizar os recursos (físicos e psicológicos) e tornar-me mais eficiente em casa... anda tudo atrasado e nem a comida tem andado em ordem :S

    Mais uma vez obrigada por estas dicas, podem vir mais ;)

    Jinhos

    ResponderEliminar

Quer ganhar dinheiro extra?