"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Alho

Ao refogar o alho em óleo ou azeite não doure muito, para evitar que fique amargo. Se desejar um sabor mais suave na preparação, frite o dente inteiro em óleo quente e, em seguida, retire o alho. Para dar um sabor mais suave às preparações que irão ao forno, corte um dente de alho ao meio e esfregue na parte interna da assadeira. A quantidade de alho a ser adicionada na preparação deve ser 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 g de alho (cerca de 2 dentes grandes). Devido ao seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, a não ser que seja adicionado em pequenas quantidades.

Como retirar o cheiro de alho das mãos

Experimente esfregar as mãos em uma colher de inox, debaixo de água corrente. Utilize a colher como se fosse um sabonete.

O sabor do alho pode ficar mais suave

Basta descascar o dente de alho, cortá-lo ao meio no sentido do comprimento e retirar o miolo (ou gérmen). Outra dica é que quando for utilizar alho em refogados, não deixe que eles dourem demais. É indigesto e pode amargar a sua receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quer ganhar dinheiro extra?