"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Espargos com Cebolas e Pimentos

Shrimp with Vegetables dish

How to make Shrimps fried rice

Waffles

Ingredientes:
2 ovos
1 chávena de chá de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 chávenas de chá de farinha de trigo com fermento

1 colher de sobremesa de fermento em pó
150 gr de manteiga ou margarina
1 colher de café de essência de baunilha


Modo de Preparação:

Bata tudo no liquidificador e use, se por acaso ficar mole demais, um pouco mais de farinha, no máximo mais ½ chávena de chá por conta da diferença de textura entre as marcas disponíveis no mercado.
Pode usar farinha de trigo com fermento, que também dá certo. Se preferir uma massa mais doce dobre a quantidade de açúcar e utilize manteiga sem sal.
Quem tiver Bimby, basta juntar todos os ingredientes e programar 1 min, vel. 4. Depois é so usar na máquina.


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Macarronete com molho de natas e coentros

Esta receita já a faço ha bastante tempo, mesmo antes de ter a bimby, e é sempre feita a olhómetro

Macarronete
Azeite
Bacon (300 gr)
Cogumelos laminados (1 lata)
Natas (1 pacote)
4 dentes de alho
Coentros picados q.b.

Cozer a massa na bimby, conforme indicado no livro base.
No wok deitar azeite a cobrir o fundo, picar os alhos e deixar fritar um pouco.
Entretanto juntar o bacon corado em tirinhas, e deixar saltear um pouco, de seguida deitar os cogumelos, os coentros e as natas. Entretanto logo que a massa esteja cozida, juntar á mistura do bacon e envolver bem. Foi o nosso jantar de hoje. É super rápido, e muito saboroso. Servi com salada de alface.

O azeite e os alhos

Juntar o bacon...

...os cogumelos...

...os coentros picados...

...as natas...

... e a massa...!! E está pronto!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Excesso de vinagre

Se exagerarmos na dose de vinagre numa salada, faça uma bola de pão e junte-a à salada.

Segredos da Alface

1. Escolha os pés de alface firmes, com folhas estaladiças, viçosas e brilhantes. Evite as folhas amareladas ou descoloridas.

2. Para guardar a alface use sacos plásticos próprios para alimentos. Ela pode ser armazenada por 3 a 4 dias, na gaveta de verduras do frigorífico.

3. Qualquer tipo de alface pode fazer parte de uma salada de folhas verdes ou serem refogadas ao alho e azeite.

4. Use alface picada e temperada com azeite para rechear massas como raviólie capelletti ou carnes. Os resultados não poderiam ser melhores: pratos leves e com menos calorias. Óptima dica para quem está de dieta para perda de peso.

Vale lembrar que os famosos charutinhos feitos com folhas de uva ou de repolho podem ser substituídos por folhas de alface e serem recheados com um refogado de frango desfiado no azeite e misturados com uvas passas. O passo seguinte é escaldar as folhas de alface para amolecerem , rechear com o refogado e enrolar. Disponha em pratos individuais ou leve ao forno coberto com molho branco.

Mousses

São três os cuidados essenciais para o sucesso da mousse.

Primeiro, certifique se a base está na mesma temperatura das claras ou creme batido. É bom fazer uma aproximação das densidades a serem misturadas, ou seja, colocar um pouco das claras batidas na mistura de base antes de se acrescentar o restante das claras. Isso é muito importante, pois suaviza a base permitindo uma mistura mais uniforme

Claras ou creme batidos em excesso tendem a "talhar" a mistura, resultando numa textura granulada.

As mousses salgadas normalmente são estabilizadas com gelatina. Pode-se preparar mousses de caviar, salmão, bacalhau, fígado de ganso e, ainda, de salsão, couve-flor, beringelas. Use e abuse da sua criatividade!

Carne mais macia

Carnes em geral são fibras musculares que poder ser mais macias ou rijas dependendo do corte. Não existem receitas mágicas para deixar a carne mais macia a não ser utilizando as técnicas correctas de cozinhar. Normalmente os cortes traseiros do boi são mais macios e, uma vez respeitado o melhor modo de preparo para o corte, você terá como resultado carnes bem macias.

Para bifes o conselho é temperar a carne com sal e pimenta-do-reino, aquecer bem uma chapa ou frigideira pesada e untar com pouquíssimo óleo. Depois, colocar os bifes para dourar. Não fique mexendo na carne. Deixe que doure de um lado e depois do outro. Não fure os bifes com o garfo enquanto fritam e também não aperte a carne contra a frigideira para apressar a fritura. Isso só irá deixar a carne mais dura.

Para bifes, o ideal são os cortes de filé mignon e alcatra. A picanha também dá óptimos bifes. Carnes como músculo, requerem cozeduras longas. O ideal para estes cortes são os ensopados e assados.

Algumas culturas utilizam produtos naturais que podem ajudar a amaciar as carnes. Um desses produtos é o sumo de abacaxi e também o mamão, porém o gosto acentuado desses ingredientes fará parte da receita.

Alho

Ao refogar o alho em óleo ou azeite não doure muito, para evitar que fique amargo. Se desejar um sabor mais suave na preparação, frite o dente inteiro em óleo quente e, em seguida, retire o alho. Para dar um sabor mais suave às preparações que irão ao forno, corte um dente de alho ao meio e esfregue na parte interna da assadeira. A quantidade de alho a ser adicionada na preparação deve ser 0,5% do peso do alimento a ser elaborado. Assim, um pedaço de carne de 2 kg deve ser temperado com 10 g de alho (cerca de 2 dentes grandes). Devido ao seu sabor marcante é recomendado usar o alho somente numa das preparações de uma refeição, a não ser que seja adicionado em pequenas quantidades.

Como retirar o cheiro de alho das mãos

Experimente esfregar as mãos em uma colher de inox, debaixo de água corrente. Utilize a colher como se fosse um sabonete.

O sabor do alho pode ficar mais suave

Basta descascar o dente de alho, cortá-lo ao meio no sentido do comprimento e retirar o miolo (ou gérmen). Outra dica é que quando for utilizar alho em refogados, não deixe que eles dourem demais. É indigesto e pode amargar a sua receita.

COMO ENROLAR, RECHEAR E AMARRAR A CARNE

Peças sem osso, de carne de vaca, de porco ou até frango podem ser amarradas, para assar ou refogar, para segurar o recheio. A carne recheada tem mais sabor, é mais húmida e rende mais!

1. Abra o pedaço de carne em uma tábua e espalhe o recheio uniformemente.

2. Começando pela ponta mais grossa, enrole a carne como um rocambole, se o recheio for moído ou tipo patê. No caso de recheios mais sólidos (como verduras inteiras, ovos cozidos, lingüiça), apenas dobre a carne de maneira a envolver completamente o recheio.

3. Para amarrar: pegue um pedaço bem grande de barbante de algodão, limpo (é melhor sobrar barbante do que faltar no final!). Passe o barbante duas vezes no sentido do comprimento do rolo. Amarre-o mas não corte.

4. Passe o barbante em volta de uma das mãos e enfie uma ponta, formando um laço (veja a figura abaixo). Estique-o sobre a carne e puxe. Repita no rolo inteiro. Dê dois nós para rematar as pontas que sobrarem.

Especiarias

Não compre as especiarias em grandes quantidades pois perdem, com o tempo, as suas qualidades.

Evite utilizá-las em excesso para que não anulem o sabor dos alimentos.

As especiarias, uma vez que perfumam fortemente a comida, podem substituir, nalgumas ocasiões, o sal.

Ao cozinhar deve aromatizar os pratos próximo do final da respectiva cozedura. A maior parte das ervas e especiarias não devem ultrapassar os 15 minutos de sabor.

Os pequenos moinhos de pimenta são úteis para moer as especiarias próximo do momento de utilização.

Sempre que possível utilize especiarias frescas. São mais saborosas e perfumadas.

Quando comprar especiarias, prefira as embalagens opacas e estanques. Isto porque é natural que as especiarias estejam embaladas há algum tempo. A exposição à luz altera-lhes as qualidades.

As especiarias devem sempre que possível ser compradas na sua forma original, isto é, inteiras, sem serem reduzidas a pó.

As especiarias podem ser congeladas. Algumas conservam-se até 5 anos.

Polvo

O polvo tem tendência a ficar rijo.
Para que isso não aconteça, nunca ponha sal enquanto estiver a cozinhar, tempere-o apenas depois de pronto

Doces

Para um bolo ficar mais fofo e crescer melhor, dê uma batidas leves com a forma em cima do balcão da cozinha, eliminando assim todas as bolhas antes de colocá-lo no forno.

Para conservar por alguns dias as natas, depois de abertas, despeje o conteúdo da embalagem num frasco com tampa de plástico, limpo e enxuto, e coloque no frigorífico.

Quando fizer qualquer tipo de creme de doce coloque um pouco de sal. O gosto fica mais apurado.

Os pastéis ficam mais crocantes se adicionar à massa um cálice de aguardente.

Para deixar o doce de banana com calda mais vermelha deve-se colocar algumas gotas de limão antes de retira-lo do fogo.

Café

O café moído deve ser guardado num recipiente fechado, dentro do frigorífico.

Se colocar um cravo de cabecinha no recipiente onde se guarda o café este adquirirá um novo aroma.

O sal misturado no pó do café aviva-lhe o aroma.

É preferível mexer o café na chávena com um pauzinho da canela.

Na falta de filtros de café pode usar toalhas de papel cortadas do tamanho desses filtros.

O pó de café usado pode servir para lavar galheteiros ou outros recipientes que contenham resíduos de azeite.

Açucar

Fazer açúcar de baunilha
Coloque duas favas de baunilha num pote de açúcar e deixe-as aí ficar pelo menos uma semana. Mexa de vez em quando. Pode então usar este açúcar em pratos doces.

Açúcares aromatizados
Para adicionar um sabor cítrico subtil a pratos doces esobremesas, descasque tiras finas e longas da casca de uma laranja ou limão. Coloque-as num recipiente com açúcar, feche e guarde pelo menos três dias antes de usar.

Para perfumar o açúcar proceda da seguinte forma: adicione dois ramos de alfazema ou alecrim ao açúcar e misture bem. Deixe assim ficar por 24 horas e misture de novo. Após uma semana pode utilizar o açúcar para adocicar pudins e sobremesas com frutas frescas.

Usar e guardar o açúcar
Para evitar o endurecimento do açúcar coloque o pacote num saco de plástico grosso, em lugar frio e seco.

Dicas Culinárias

  • Para amolecer a manteiga dura, encha uma tigela com água a ferver. Depois, esvazie a tigela e vire, ainda quente, sobre a manteiga. Assim, ela amolecerá sem derreter.
  • Massas doces ficarão mais macias se usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.
  • Para que o fígado não endureça, tempere com um tomate maduro amassado.
  • Para engrossar um molho, experimente usar batatas cozidas e passadas no espremedor.
  • O café ficará mais saboroso se comprar em grão e mandar moer na hora.
  • Para que o pó de café conserve seu aroma por mais tempo, guarde no frigorífico em recipiente hermeticamente fechado.
  • O café solúvel pode ser guardado por bastante tempo, desde que esteja num frasco bem fechado ele não sofre alterações.
  • A qualidade da água também influi no sabor do café. Se ela estiver com cheiro ou gosto de cloro, use água filtrada ou mineral.
  • Para dar um sabor diferente ao café, misture ao pó do coador uma colher (chá) de chocolate, antes de despejar água.
  • Para o café ficar mais cheiroso, adicione à água a ferver uma pitada de sal.
  • Nunca aqueça o café directamente no fogo: ele fica melhor quando aquecido em banho-maria.
  • Aproveite o pó de café já usado para lavar galheteiros e garrafas de azeite. Ele também é bom para lavar e clarear sanitas brancas.
  • Depois da faxina, esfregue um pouco de pó de café usado nas mãos. Elas ficarão claras e macias.
  • Quando fizer um molho de tomates, sempre coloque uma cenoura ou beterraba descascada dentro do molho. Quando esta estiver cozida, o molho estará pronto e sem acidez. A cenoura ou beterraba tiram a acidez do molho.

    Para tirar o cheiro das mãos de peixe, alho ou cebola, esfregue os dedos numa faca de alumínio, debaixo de água corrente, do lado contrário do corte. O cheiro simplesmente desaparece.

    Carne de porco: Para a carne de porco tipo lombo não diminuir de tamanho depois de assada ou cozida, antes de temperar, passe em água a ferver e depois seque em papel toalha. Depois, é só temperar de acordo com sua receita e assar ou refogar.

    Para a salada ficar bem fresquinha e crocante, na água onde vai deixar demolhada, acrescente sumo de limão e gelo. Depois, é só secar e servir. Depois me conte se teve alguma diferença.

    Para a cebola em rodelas, a dica é um pouco diferente: depois de cortar em rodelas, deixe-as demolhadas em água com gelo. Depois, escorra e segue em papel absorvente. Vão ficar muito mais crocantes e sem a acidez da cebola.

    Para descascar os ovos cozidos com facilidade, na água em que os cozinhar, depois da água ferver, acrescente sal, aí descasque-os debaixo de água fria. A casca se solta com muita facilidade, sem perder o formato do ovo. Para manter a gema no centro da clara, use uma agulha de costura e dê um furo no ovo, antes de colocá-lo a cozer.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Salmão com molho gostoso

4 Postas de Salmão
1 cebola grande
2,5 dl vinho branco
1 caldo de peixe
1 pacote de natas
Alho em pó
30 grs Azeite
Sal e Pimenta q.b.
Ervas Aromáticas q.b.

Colocar as postas num pirex untado com azeite, e polvilhar com sal, pimenta e alho em pó. Levar a forno quente 200º durante uns 20 ou 30 minutos.

Entretanto fazer o molho:
Deitar a cebola no copo e triturar com uns golpes de turbo. Deitar o azeite e refogar 5 min, temp. Varoma., Vel. Col.
Juntar o vinho branco, as ervas aromáticas (usei uma mistura que tem manjericão, oregãos, salva, mostarda e alecrim) e o caldo de peixe. 5 min., temp. Varoma. vel. Col.

Juntar as natas rectificar os temperos e programar mais 5 min, vel. 3, temp. 90º, sem o copo para o molho engrossar um pouco. Retirar o peixe do forno e servir com o molho.

Eu acompanhei com arroz frito com alho

Arroz Frito com Alho

Faço este arroz muitas vezes em casa para acompanhar diversos pratos. Sai sempre bem, e faço-o sempre a "olhómetro". Como nem todas as pessoas sabem como se faz, deixo aqui as fotos do passo a passo.

Ingredientes:

Arroz Agulha
2 dentes de alho
Azeite
Água
Sal

1º Picar os alhos, e deitar no tacho. Juntar o azeite suficiente para cobrir o fundo. Deixar fritar um pouco.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Quando os alhos começam a ficar loirinhos juntar o arroz, e mexer para ele ir fritando.





Juntar a água e temperar com sal
Ao fim de 20 minutos +- verificar se já está cozido. Eu nunca o mexo. e fica sempre soltinho.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Tarte de Mousse de Chocolate


Ingredientes
250 g de manteiga em temperatura ambiente
250 g de açúcar ou 125 g de açúcar light
250 g de chocolate em pó
7 gemas
7 claras batidas em castelo bem firme
1 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo
Chantily q.b.
Raspas de chocolate

Colocar a borboleta e deitar o açúcar e as gemas no copo, e programar 5 min., temp. 37º, vel. 4. No final deitar o chocolate (previamente derretido no microondas, junto com a margarina) e programar mais 2 min, vel. 4. Juntar a farinha, e as claras batidas em castelo alternadamente (eu prefiro bater as claras com a batedeira, quem preferir pode usar a bimby, batendo-as no inicio), envolvendo com a espátula. Deitar uma porção de massa (+- 0,5cm) numa forma de aro e levar ao forno previamente aquecido. Retirar, deixar arrefecer e deitar a restante massa por cima. Cobrir com película aderente e levar ao congelador. Desenformar e enfeitar com chantili e raspas de chocolate.

sábado, 17 de novembro de 2007

Bolo/Queques de chocolate de Microondas


4 ovos
300gr de açucar
200gr de farinha
125 gr chocolate em pó
200gr leite
100gr óleo

Mistura-se o açucar, os ovos, o leite, o oleo 1min vel3
Acrescenta-se a farinha e o chocolate 1 min vel3

Coloca-se em forma de bolo silicone com buraco ou em forminhas individuais para queques, também em silicone
Leva-se ao microondas 8 minutos

Atenção é mesmo 8 minutos... deixa-se arrefecer e desenforma-se.

Esta receita foi retirada do Forum Bimby, dada pela Paulucha.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Tarte de três chocolates outonal



Ingredientes:
150 g de chocolate negro
150 g de chocolate de leite
150 g de chocolate branco
150 g de açúcar
750 ml. de natas
750 ml. de leite
3 sobres de requeijão (cuajada)

Preparação:

Para a base:
Tritura-se as bolachas (um pacote Maria) com 3 pulsações de turbo e 30 seg. a velocidade 9. Junta-se a manteiga em pedaços 60 gr e um bocado de leite e mistura-se 5 minutos a 70º, velocidade 3. Coloca-se numa forma desmoldavel, compactando-a bem sobre toda a sua base. Coloca-se no figorifico para que endureça.

Para as misturas:
Põe-se o chocolate negro, 75 gr. De açúcar,250 ml. Leite, 250 ml. de natas e um sobre de cuajada,todo 7 minutos, 90º, velocidade 5.

Coloca-se sobre a base de bolacha

Põe-se o chocolate com leite (Castanho), 50 gr. Açúcar, 250 ml. De leite, 250 ml. de natas e um sobre de cuajada, todo 7 minutos, 90º, velocidade 5 deita-se sobre a mistura negra

Põe-se o chocolate branco, 250 ml. De leite, 250 ml. de natas e un sobre de cuajada, todo 7 minutos, 90º, velocidad 5.

Deixa-se solidificar sem mover a forma e coloca-se no frigorífico até o dia seguinte.

Esta receita foi retirada do forum bimby.

Quer ganhar dinheiro extra?