"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)


quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Esparguete Negro com aromas marítimos (Bimby)

Esparguete q.b.
2 dentes de alho
3 col. Sopa de azeite
100 gr. Miolo de camarão
100 gr. Delicias do mar
1 ramo de coentros
4 tomates pequenos
Sal, pimenta, azeite, coentros q.b.

- Cozer o esparguete em água, sal e 1 fio de azeite. (eu fiz esta operação no tacho, enquanto fazia o molho na bimby)
- Deitar o azeite e os alhos no copo e programar 5 min. Temp. Varoma, vel. 1
- Triturar os alhos, e com a espátula baixar o que ficar agarrado ás paredes do copo.
- Deitar as delicias cortadas em bocados e o camarão, temperar com sal e pimenta, e programar mais 5 min. Temp. Varoma, vel. Col. Inversa
- Deitar os coentros, mexer mais um pouco só para envolver, e deitar por cima do esparguete, e enfeitar com rodelas de tomate.

Para quem tem pouco tempo

Hoje em dia devido á falta de tempo que existe, necessitamos de fazer refeições super rápidas, mas que sejam saborosas, por isso deixo aqui algumas dicas de coisas que podem ser feitas com antecedência (principalmente ao fim de semana) e que nos poupam bastante tempo.

- Fazer um refogado bem apuradinho com 5 ou 6 cebolas, dentes de alho, azeite. Assim que estiver pronto, deixa-se arrefecer, deita-se num recipiente e guarda-se no frigorifico. Sempre que seja necessário fazer um prato que leve um refogado, já se pode saltar essa parte, basta retirar do recipiente a quantidade de refogado pretendida.

- Sempre que se faz massa para quiche (principalmente quem tem Bimby) faz-se uma maior quantidade, fazem-se 2 ou 3 quiches, com os ingredientes que quisermos, junta-se as natas, molho bechamel, ou natas e ovos, coloca-se queijo ralado por cima e congela-se (Convem, depois de congeladas, enrolar em pelicula aderente para não criar cristais de gelo, nem alterar o sabor). Quando queremos faze-las, basta retirar do congelador e colocar no forno (sem descongelar).

- Podem escaldar-se batatas (sem chegar a cozer) cortar em palitos e congelar. Este tipo de congelação deve ser feita colocando as batatas espalhadas no fundo de um tabuleiro e coloca-se no congelador. Logo que estejam congeladas, separam-se com cuidado para não partir e guradam-se num saco plástico. Sempre é uma alternativa mais saudavel, e económica do que comprar já feito.

- Quem tem por hábito fazer pasteis de bacalhau, pode fazer uma quantidade maior, molda-os, coloca num tabuleiro e congela. Depois de congelado, separa-se e guarda-se num saco plástico. Sempre que se usar basta retirar da arca e fritar (congelado). Ficam otimos.

- Também se pode fazer uma quantidade maior de arroz branco e guardar no frigorifico, num tupperware tapado.

- Se vamos assar carne, podemos preparar quantidades maiores, e depois dividir e congelar.

- O alho pode ser esmagado e armazenado num frasco bem limpo e seco. Mantenha-o fechado dentro do frigorífico. Se preferir, guarde os dentes inteiros, descascados, neste caso cubra-os com azeite de oliva, que conserva e dá sabor ao alho. Para completar o azeite poderá ser usado, posteriormente, na preparação de alimentos e como tempero de saladas. Esta mistura deve ser guardada no frigorífico durante cerca de 3 meses. Ela é uma boa opção para as pessoas com pouco tempo.

Como saber se um ovo está estragado?

1º Encher um copo com água
2º Colocar cuidadosamente o ovo no recipente: Se for ao fundo, está bom. Se pelo contrario vier ao de cima, não está bom para consumir.

Cheiro de peixe frito

Para que a casa não fique com cheiro de gordura quando você fritar peixes:
1. Coloque na frigideira uma rodela de batata. Ela vai absorver todo o cheiro da fritura.
2. Experimente colocar um pires com um pouco de vinagre sobre o fogão.
3. Se preferir, coloque pra ferver em fogo baixo, uma panela com água, uma colher de vinagre, canela em pó e cravo. O cheiro de gordura desaparecerá imediatamente.
4.Coloque para ferver folhas de louro durante a fritura.

Comida salgada

Se por acaso ao confeccionar uma sopa, ou outra comida que tenha caldo, colocou sal a mais, deite uma batata descascada e leve a ferver. A batata absorve o excesso de sal.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

BOLO DAS INFANTAS


Ingredientes:
500 g de açúcar
16 ovos
500 g de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de canela
100 g de manteiga
1 limão
Preparação:
Junte 500 g de açúcar com 16 gemas de ovos, duas claras, 500 g de farinha de trigo com fermento, uma colher de chá de canela e rapas de um limão. Junte 100 g de manteiga.
Mexa tudo muito bem até obter uma massa com espessura, mas que corra. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e leve ao forno a cozer.

MANJAR DIVINO


Ingredientes:
100 g de côdeas de pão
1 kg de açúcar
100 g de miolo de amêndoa
20 ovos
1 colher de chá de canela
Preparação:
Demolhe em água fria 100 g de côdeas de pão. Leve ao lume 1 kg de açúcar até atingir o ponto de xarope. Misture depois 100 g de miolo de amêndoa e o pão escorrido da água. Mexa sempre com uma colher de pau e quando a massa fizer ponto de estrada no fundo do tacho, retire do fogo. Bata 20 gemas de ovos e junte uma colher de chá de canela. Misture as gemas com a massa e leve novamente ao lume para que as gemas cozam. Sirva em travessa grande ou em covilhetes de barro.
Existe uma variante da receita deste mesmo convento, na qual as 100 g de pão são substituídas por 100 g de farinha de trigo com fermento.

DOCE DE AMÊNDOAS


Ingredientes:
500 g de açúcar
400 g de amêndoa ralada
10 ovos
Preparação:
Leve 500 g de açúcar a ponto de espadana e junte 400 g de amêndoas raladas muito finas, mexendo muito bem até à ligação. Deixe arrefecer um bocado e, ainda com a massa morna, junte 10 gemas de ovos. Leve ao lume para os ovos cozerem e a massa engrossar.

QUEIJINHO DO CÉU


Ingredientes:
250 gr. de açucar
125 gr. de amêndoas
10 ovos
50 gr. de abóbora coberta
1 colher de chá de chila
Preparação:
Leve 250gr. de açucar a ponto de espadana e depois de arrefecer, deite 125 gr. de amêndoas: Bata 10 gemas de ovos e deite o açucar e as amêndoas em cima dos ovos. Ponha outra vez ao lume e deixe que uma consistência firme se produza.
Deite nesta altura 50 gr. de abóbora coberta, cortada em fatias muito finas retire do lume e deixe e arrefecer. Modele pequenos queijinhos com açucar fino e deite como recheio uma colher de chá de chila. Modele com a ajuda de uma faca, de forma a que os queijinhos pareçam estar em meia cura. Polvilhe com açucar por cima.
Depois de sairem do forno, passam-se por uma calda de açucar em ponto de espadana alto.

MELINDRES


Ingredientes:
8 ovos
1 Kg de farinha de trigo
250 gr. de manteiga
125 gr. de açúcar
gengibre raspado
casca de meio limão

Preparação:
Bata os oito ovos, aos quais juntará um quilo de farinha de trigo, 250 gr. de manteiga, 125 gr. de açúcar, gengibre e a casca de limão. Amasse tudo muito bem. Deixe repousar uma hora. Depois, faça umas roscas e frite em manteiga.

sábado, 15 de setembro de 2007

Lombo Fácil - Varoma

Lombo de porco
Alho em pó
1 Chouriço
Vinho branco q.b.
cravinho (po)q.b.
pimenta
mistura de ervas (usei da margão para grelhados)
1 pacote de natas
sal, pimenta q.b.

Cortar o chouriço em tiras finas (cortar no sentido do comprimento). Com o cabo de uma colher de pau, fazer 2 orificios no lombo e colocar as tiras de chouriço. As restantes colocar por cima do lombo, temperar com sal e alho em pó. Colocar o lombo na Varoma.
Deitar água (+- 800/900grs) no copo, juntar um pouco de sal, alho, cravinho em pó, vinho branco, as ervas e programar 60 min, temp. varoma, vel. 1
No fim deste tempo verificar se o lombo já está cozido, e se o caldo já reduziu. (eu programei mais 30 min, pk gostamos da carne bem cozinhada)
No fim deste tempo cortar o lombo em fatias, e colocar numa travessa. Nesta altura a água do copo deve ter reduzido, até ficar um molho bastante apurado. Juntar um pacote de natas e programar 2 min, vel. 3, temp. 90º.
Deitar sobre a carne já fatiada e servir. Eu acompanhei com esperguete.

Bombocas de Morango

1º Recheio
2,5 dl Claras (+- 8/9 claras)
1 saqueta de gelatina de morango
200 gr açucar

2º Cobertura
300 gr chocolate
1 col. sopa óleo

1º Colocar a borboleta e deitar as claras, a gelatina e o açucar no copo e programar temp. 50º, vel. 2, 6 min. (este passo é para dissolver o açucar e a gelatina)
De seguida, retirar a temperatura e programar 8 min, vel. 3/4

Deitar num saco de pasteleiro (ou usar uma colher) dispor pequenos montinhos, num tabuleiro e levar ao congelador durante umas horas.

Aqui estão as minhas


2º Derrter o chocolate com o oleo, e deitar por cima das bombocas. Levar ao frio até o chocolate secar.



Cá estão elas...so vos digo k de sabor são iguaizinhas ás originais!!

Eu acho que da proxima vez vou faze-las em forminhas pekeninas...ficam mais uniformes, e de tamanho igual

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Tarte de Arroz Doce Merengada (Bimby)

1 embalagem massa quebrada
Recheio:
1 chavena chá arroz carolino
3 chávenas de água ou água suficiente para cozinhar o arroz;
4 chavenas de leite
Açucar a gosto
Canela em pau, Casca de limão
1 saqueta pudim chinês
Merengue:
3 claras
3 col sopa açucar
Umas gotas de limão

Deitar no copo o arroz a água e 3 chavenas de leite, canela em pau e o limão. Programar 45 minutos, Vel. Col. Inversa, temp. 90º (Convem ter sempre leite quente, pois se enxugar pode-se deitar mais leite quente, sem com isso parar a cozedura)
Guarda-se um pouco de leite quente para desfazer o pudim chines.
Quando terminar, junta-se o açucar e o pudim chinês desfeito na chavena de leite k estava reservada.
Programa-se mais 5/6 min. Este arroz doce deve ficar mais seco do k o normal senão não vai dar para cortar á fatia. Se por acaso ficar mto liquido, deixa-se ferver mais tempo, retirando o copo do bocal.
Forra-se uma forma de fundo movel, ou de abrir, com a massa quebrada, pica-se o fundo com um garfo, e por cima coloca-se uma folha de aluminio que se enche com leguminosas secas. Vai a cozer em forno previamente aquecido 180º durante 20 min aproximadamente.
Depois de cozida, retiram-se as leguminosas, recheia-se com o arroz doce
Coloca-se a borboleta no copo e faz-se o merengue com as 3 claras, umas gotas de limão e 3 col sopa de açucar. Bater em vel. 3/4 durante 5 minutos (no meu caso, descuidei-me e bateu quase 10 minutos, mas ficou otimo)
Deita-se o merengue por cima do arroz doce e leva-se a forno quente, até ganhar cor.

Risoto de baunilha com morangos

Morangos frescos, 250gr
Açúcar, 4 colheres de sopa
Limão, 1
Manteiga, 85gr
Baunilha, 2 vagens
Risoto, 3 chávenas de chá
Vinho Branco Doce, 1 copo
Leite gordo, 1 litro
Chocolate branco, 100gr
Folhas de hortelã ou erva cidreira a gosto

1. Lave os morangos e corte-os em quartos.
2. Leve a lume brando os morangos, metade do açúcar e o sumo do limão. Mantenha-os no lume durante cerca de 15 minutos, até a calda engrossar.
3. Corte as vagens de baunilha no sentido longitudinal e raspe as sementes com a ponta da faca.
4. Num tacho pesado ou numa frigideira de ferro fundido, derreta dois terços da manteiga, junte as sementes e as vagens da baunilha, e deixe cozer durante um minuto.
5. Junte o risoto e o resto do açúcar. Mantenha o lume médio e envolva bem o risoto e o açúcar com a manteiga e a baunilha.
6. Deite o vinho branco doce e mexa com uma colher de pau até ter reduzido o líquido.
7. Vá adicionando leite aos poucos, continue a mexer durante cerca de 20 minutos, ou até o risotto estar no ponto desejado.
8. Retire as vagens de baunilha, desligue o lume, e junte o chocolate branco (ralado) e o resto da manteiga. Incorpore tudo muito bem.
9. Tape e deixe repousar durante 10 a 15 minutos.
10. Coloque o risoto num recipiente para servir, deite os morangos por cima, bem como as folhas de hortelã (ou erva cidreira) picadas e misturadas com raspa do limão.
11. Pode servir quente ou colocar no frigorifico para mais tarde servir frio.

Semi frio de frutas (Bimby)

12 fol gelatina (das pequenas)
2 dl natas
1 lata pessego
1 lata de manga (usei ananás)
1 iogurte natural
1 lata leite condensado

Demolhar as folhas de gelatina em água fria.
Bater as natas em vel. 3 ½ ate ficarem montadas. Reservar
Deitar o pessego escorrido, e a manga (ou ananás). Triturar em vel. 5-7-9 até obter um puré. Juntar o iogurte e o leite condensado. Retirar um pouco deste preparado, juntar a gelatina e levar ao microondas para derreter. Deitar no copo, e mexer mais 1 min. Vel. 3. Juntar as natas, envolver com a ajuda da espátula, deitar numa forma e levar ao frio, ate solidificar.
Este semi frio rende muito, fica muito grande. Também se pode fazer com menos folhas e usar latas pequenas de fruta. Eu usei das grandes.




Tirei esta receita da revista tv7dias (suplemento de doces)

Mousse de Coco com molho de maracujá (Bimby)

Ingredientes
4 dl leite
100gr. Coco ralado
200gr açúcar
3 col. Sobremesa de maizena
4 claras
8 folhas de gelatina branca
Óleo q.b.

Molho de maracujá (este molho fica um pouco "acido" por causa do maracujá, como a mousse não é muito doce, sugiro que deitem um pouco de açucar no molho)

4 dl sumo de maracujá
1 col. Sopa de maizena

Confecção
- Demolhar a gelatina em água fria
- Bater as claras em castelo bem firme e reservar.
- Deitar o coco, o leite, a maizena e o açúcar no copo e programa-se temp. 90º, vel. 3.1/2, 7 min.
- No fim deste tempo deitar as folhas de gelatina escorridas, e mexer mais uns segundos na mesma velocidade, até desfazer completamente.
- Juntar as claras batidas em castelo e envolver com cuidado, com vara de arames.
- Deitar numa forma previamente untada de óleo e levar ao frigorifico para solidificar.
- Desnforma-se, molhando a forma rapidamente em água bem quente, e serve-se com o molho.

Molho
Deita-se o sumo de maracujá e a maizena no copo, e programa-se 5 min., temp. 90º, vel. 3.
Deixar arrefecer e deitar sobre o pudim.
O sumo k usei foi este


Receita retirada do livro " Para bem cozinhar - sobremesas frias"


Bolo Negus (Bimby)

150gr Açúcar
200gr Coco Ralado
200 gr Chocolate em barra
100 gr Margarina
2 ovos
2 col. Sopa Vinho Porto
1,5 dl leite
1 col sopa maizena

Juntar o chocolate e a margarina num recipiente para derreter no microondas.
Deitar no copo o açúcar, ovos, maizena, vinho do porto e o leite e programar 10 min. Vel. 3, temp. 90º.


No final deitar o chocolate e a margarina derretidos e programar mais 30 seg. vel. 3
Deitar o coco ralado e envolver mais um pouco.
Deitar numa forma de bolo inglês e levar ao frio, até solidificar.
Este bolo fica com uma consistência idêntica á da salame de chocolate.
No final desenforma-se e enfeita-se a gosto. Pode polvilhar-se com coco ralado.



Gelado de Coco (Bimby)

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de água
100 grs de coco ralado
1 clara de ovo

Preparação
Deitar todos os ingredientes no copo. Programar 2 min. vel. 4. Levar ao congelador. Quando estiver gelado, partir em bocados e voltar a bater na bimby até ficar macio. Para servir convém retirar do congelador 30 min. antes.

Receita retirada do site receitinhas.com

Pudim de Pão e Maçã (Bimby)

Ingredientes:
1 Maçã
1 col chá bem cheia de canela em pó
2 col sopa de margarina
1 carcaça

Para o Pudim:
1 Copo Grande de ovos
1 Copo Grande de Açúcar (nunca encho o copo para não ficar enjoativo)
1 Copo Grande de leite

Preparação:
Cortar a carcaça em pedacinhos pequenos e laminar a maçã. Deitar a margarina no copo, a maçã e polvilhar com a canela. Programar 6 min. Temp. 100º, vel. Col. Inversa.
No fim deste tempo verificar se a maçã já está amolecida. Juntar o pão e programar mais 2 min. Deitar este preparado num forma untada com margarina e polvilhada de açúcar. Reservar.
Deitar os ovos, açúcar e leite no copo (não necessita ser lavado) e programar 3 min. Vel. 4.
Deitar este preparado na forma sobre a mistura do pão e maçã (esta mistura vem ao de cima). Levar a forno previamente aquecido 180º ate cozer (verificar com um palito). Deixar arrefecer e desenformar.

>>Passo a Passo<<<

Untar uma forme de pudim, com margarina e polvilhar com açúcar.
Cortar 2 maçãs em lamelas


Cortar 2 carcaças em pedacinhos


Deitar no copo 60 grs. De margarina e derreter um pouco.


De seguida juntar a maçã e o pão e salpicar com 2 col. Sobremesa de canela em pó. Programar 6 min. Vel. Col. Inversa, Temp. Varoma.




No final fica uma mistura assim:

Deitar esta mistura na forma previamente untada.


Sem lavar o copo deitar 1 copo de açúcar, 1 copo de ovos e 1 copo de leite e programar 50 seg. vel. 3.


Eu usei como copo medida este:


Deitar esta mistura na forma


Levar a forno quente 180º durante aproximadamente 40 min. (Verificar com um palito). Deixar arrefecer e desenformar.


Servir bem fresco

Delicia de Ananás (Bimby)

Ingredientes
1 pacote de pudim baunilha ou de ananás
Leite (indicado na embalagem do pudim)
Açúcar (indicado na embalagem do pudim)
4 rodelas de ananás

Preparação
Preparar o pudim com o leite indicado na embalagem, programando 5 min, Vel. Col. Inversa, temp. 90º e reservar. Sem lavar o copo, deitar o ananás triturar em vel. 5-7-9 durante 1 min. e de seguida programar 5 min, vel. Col., temp. 100º . Misturar o pudim com o abacaxi e bater bem durante 2 min, vel. 3 1/2. Colocar em tacinhas individuais e levar ao frigorifico, ou colocar numa taça grande. Servir gelado

Retirado do site Receitinhas.com.br

Amor Perfeito (Bimby)

Amor perfeito

Ingredientes
2 chávenas (chá) de chantilly (comprado pronto)
½ chávena (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
1 lata de sumo de maracujá (usar a lata de leite condensado vazia para medir)
1 embalagem de gelatina sem sabor
100 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 pacote de Natas

Preparação
Demolhar a gelatina em água fria. Deitar no copo o leite condensado, o sumo de maracujá, o açúcar e as natas. Programar 3 min. vel. 3 ½ . Entretanto escorrer a gelatina e derreter no microondas com umas gotas de água. Deitar no copo e misturar muito bem durante 2 minutos na mesma velocidade. Despejar numa forma de buraco molhada e levar ao congelador por 2 horas. Retirar, desenformar, cobrir com o chantilly e polvilhar com coco ralado.

Retirado do site Receitinhas.com

Suspiros de Amor

Suspiros de Amor

Ingredientes:
250 g de suspiros
1 embalagem de natas frescas
Vinho do Porto q.b.

Preparação:
Escolha uma taça bonita e nela disponha os suspiros que podem ser de compra ou feitos conforme receita aqui do forum.. Borrifar com vinho do Porto..
Bater as natas até ficarem bem espessas, como se fosse para chantilly. Cubra com elas os suspiros. Deixe no frigorífico durante algumas horas ou até mesmo de um dia para o outro.

Charlotte de Pêssego (Bimby)

Ingredientes
- 1 Pão de ló de compra
- 2 latas de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 pacote de Natas
- 4 colheres (sopa) de rum
- 1 lata (pequena) de pêssego em calda (picadinho)
- 2 chávenas (chá) de sorvete de Nata
Preparação
Deitar o leite condensado e a manteiga no copo e programar 5 min. temp. 70º , vel. Col. Ir verificando pois este preparado deve ficar com consistência de brigadeiro firme, e se necessário dar mais tempo. Deixar arrefecer um pouco e deitar o rum e as natas, e mexer mais um pouco em vel. 3. Reservar.

Montagem: forrar uma forma com película aderente. Cortar o pão de ló em fatias e forrar a forma. Colocar uma camada fina de pêssegos e deitar uma camada de creme. Colocar uma camada de pão-de-ló e apertar bem. Colocar uma camada de pêssegos e em seguida uma de sorvete. Fechar com pão-de-ló. Apertar bem e fechar com filme. Levar ao congelador por aproximadamente 2 horas antes de servir.
Nota: também deve ser otimo com outras frutas, como por exemplo manga, ananás, morango.
Retirado do site receitinhas.com

Fantasia de Chocolate (Bimby)

110 gr Açúcar
12 fol. Gelatina Branca
1 tablete de chocolate de culinária
7 dl leite
2 col sopa de maizena
4 gemas
3 claras
4 dl Natas

Deitar o chocolate e um pouco do leite num recipiente e levar ao microondas parea derreter.
Deitar as gemas, o açúcar, o leite (restante), a maizena no copo e juntar o chocolate derretido. Programar 90º, 8 min. Vel. 3. ½
Juntar a gelatina e programar mais 1 minuto em vel. 3. Reservar
Bater as claras em castelo, e também as natas. (Eu não consegui bater as natas, ficaram liquidas mas o doce ficou mto bom, por isso pode-se juntar as natas, na mesma altura da gelatina, e so se junta as claras em castelo)
Envolver os preparados e levar ao frio até solidificar.
Para desenformar, basta passar a forma em água quente, e deitar numa travessa ou prato de servir.





Receita retirada do suplemento de doces da revista Tv7Dias

Doce de Tang (Bimby)

Lembram-se do Tang?? Pois é...descobri esta receita num site...

Ingredientes
• 1 pacote de tangue de morango
• 1 lata de leite condensado
• 2 pacotes de natas












Preparação

• Deitar tudo no copo, programar 2 min, vel. 3.

• E já está pronto.

• Levar ao congelador até solidificar.










Obs: Se não for com o refresco Tang não dá certo
Retirada do site receitinhas.com

Bavaroise Tropical (Bimby)

2 iogurtes de coco
0.5 dl leite
2 col. Sopa maizena
6 ovos
10 fol. Gelatina
150 grs. Açúcar
50 grs coco ralado


- Demolhar as folhas de gelatina em água fria
- Separar as gemas das claras, e bater as claras em castelo (com borboleta) durante 6 min. Vel. 3 ½, temp. 60º. Reservar
- Sem lavar o copo, retirar a borboleta, deitar as gemas, o leite a maizena, o açúcar e o coco e programar 10 min., vel. 4, temp. 90º. Verificar que está espesso.
- Juntar a gelatina escorrida, os iogurtes e programar mais 1 min, vel. 4
- Deitar esta mistura (quente) sobre as claras, envolver com vara de arames, deitar numa forma e levar ao frio até solidificar.
- Desenformar (colocando a forma dentro de um pouco de água quente) e enfeitar com coco ralado.



Gelado de Leite (Bimby)

0,5 Lt. Leite
1 pacote de Natas
60 grs Leite em pó
100 grs açucar

Juntar todos os ingredientes e bater na velocidade 3, durante 3 minutos. De seguida Deitar numa taça e levar ao congelador. Qunado estiver quase congelado, deitar novamente na bimby e bater durante mais uns seguidos. Guardar na arca numa caixa com tampa, para evitar ganhar gelo.

Acabei de fazer este gelado, fica do tipo "epá" k as crianças (e os adultos) tanto gostam

Delicia de Café (Bimby)

100gr biscoitos de chocolate (tipo filipinos)
1 dl café
4 fol. Gelatina branca
4 ovos
50 gr açúcar
2 col. Chá café solúvel

- Demolhar a gelatina em água fria
- Deitar os biscoitos no copo e triturar com uns golpes de turbo, sem desfazer totalmente. Deitar na taça em que vai ser servido o doce, e deitar o café por cima. Reservar.


- Lavar e secar bem o copo. Colocar a borboleta e deitar as claras, programar 5 min. Ve. 3. 1/2 , Temp. 60º. Reservar.
- Sem lavar o copo, e já sem a borboleta, deitar as gemas e o açúcar. 6 min. Ve. 3. ½, temp. 90º. Deitar a gelatina escorrida, deixar dissolver bem, +- 1 min, na mesma velocidade.
- Incorporar a esta mistura as claras, envolvendo bem. Deitar na taça, por cima da mistura de bolachas e café, e levar ao frio para solidificar.



Delicia Fresca de Laranja (Bimby)

8 Folhas de gelatina branca
1 saqueta de gelatina de laranja
1,5 Dl sumo de laranja
4 ovos
250 gr açucar
1 col. chá aroma de baunilha
4 iogurtes
laranjas q.b.

Forra-se uma taça com rodelas de laranja, cortadas fininhas. Guarda-se no frio.



Demolham-se as folhas de gelatina.
Batem-se as claras em castelo, vel. 3 1/2,temp. 70º, 6 min. Reserva-se
Sem lavar o copo deita-se as gemas, o açucar e o sumo da laranja. 7 min., 90º, vel. 3
No fim deste tempo deitar as folhas de gelatina escorridas e a saqueta de gelatina de laranja (o pó, sem diluir). 1 min. vel. 3
Juntar os iogurtes e mexer mais 30 seg. vel. 3. (eu não tinha iogurtes naturais, pelo que usei iogurtes de tuti fruti, mas ficou com um sabor otimo, não se notou muito)
Deitar este preparado sobre as claras, envolve-se com uma vara de arames, e deita-se na taça (com cuidado para não levantar as rodelas da laranja). Levar ao frio até solidificar.






Retirado do livro "Para bem cozinhar" e adaptado

Crepes Rápidos

Ingredientes (gelado de baunilha, crepes q.b., caramelo, chantili)


Colocar o crepe (descongelado no microondas, se estiver quente não faz mal) num prato


Colocar um pouco de gelado (neste caso usei de baunilha)


Enrolar e colocar chantili


Deitar um pouco de caramelo por cima


E servir!!!
É super rápido, mto saboroso e pode-se fazer com outras variedades:
- gelado de morango, chantili e toping de morango
- gelado de chocolate, chantili e toping de chocolate

Folhado de Maçã e Chévre

1 embalagem de massa folhada
1 maçã reineta
1 embalagem de queijo chévre
Mel para pincelar

Abrir a embalagem de massa, e rechear com a maçã cortada em fatias finas. Deitar bocadinhos de queijo chévre por cima da maçã, deitar um fio de mel sobre esta mistura e fechar (tipo pastel de tentugal)
Pincelar a superficie do folhado com mel e levar a forno quente 200º, durante 15 ou 20 min.





Este folhado é muito bom e apesar de levar o mel, não é muito doce.

Cocada de Forno (Bimby)

Cocada de Forno

Ingredientes
300 gr coco ralado
300 gr de açúcar
65 gr de manteiga derretida
3 ovos

Preparação
Deitar todos os ingredientes no copo e programar 1 minutos, vel. 3. Deitar num pirex untado e levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos.
Sugestão: servir a cocada ainda quente, acompanhada de uma bola de sorvete
Retirada do site receitinhas.com, adaptada
Eu fiz ontem esta receita e achei-a deliciosa!!!.

antes de ir pro forno

depois de cozido



As fotos não sao muito boas porque foram tiradas com o tlm.

Arroz de Forno (Bimby)

Ingredientes:
300g de carne de vaca
100g de carne de porco ou um pedaço de presunto
1 chouriço de carne
1/2 frango
1 cebola grande ou 2 grandes
1 dente de alho
1 col sopa de azeite
salsa q.b.
0,350 gr de arroz
sal e pimenta
1 colher de chá de açafrão

Preparação:

Arranjam-se as carnes, cortam-se em pedaços, tempera-se de sal (atenção que o chouriço também tem sal) e colocam-se no recipiente Varoma.
Deita-se a cebola e o alho no copo e tritura-se com uns golpes de turbo. Baixar o que fica agarrado ás paredes do copo e junta-se o azeite. Programar 4 min. temp. Varoma, vel. Colher.
Juntar água suficiente no copo e a salsa, coloca-se a varoma e programa-se 45 min, vel. Col. Inversa, Temp. Varoma.
Verificar no final se as carnes estão bem cozidas, se for necessário dar mais uns minutos. Quando faltar uns 20 min para terminar o tempo, abrir o copo, juntar o açafrão e colocar o cesto com o arroz (quem quiser pode colocar o arroz directamente no copo, eu pessoalmente prefiro assim) o arroz tem que ficar com caldo. Deitar o arroz num tabuleiro de ir ao forno (de preferência, de barro), juntar também as carnes e levar a forno previamente aquecido a 200º até secar e ganhar um tom tostadinho.

Molho de Coentros (Bimby)

Molho de Coentros

80 gr coentros (1 molho)
6 dentes alho grandes
3 col. Sopa de vinagre
1 col sobremesa de sal
Pimenta q.b.

Lavar os coentros e deitar no copo, juntar os alhos, o vinagre e o sal. Triturar com uns golpes de turbo. Baixar o que fica agarrado ás paredes do copo, juntar 80 gr. Azeite, e triturar, vel. 8, 1 min.



Voltar a baixar o k esta agarrado ás paredes do copo, rectificar os temperos (sal, vinagre, pimenta)
Juntar mais umas 140gr azeite e programar 6 seg., vel.8
Deitar num frasco e guardar no frigorifico.



Nota: Este molho é otimo para acompanhar carnes grelhadas, peixe grelhado, para deitar por cima de batatas cozidas, e aguenta no frigorifico, sempre tapado durante uns 5 meses +-. Eu costumo ter sempre feito e nunca se estragou. Guardo sempre num frasco de vidro tapado.

Quer ganhar dinheiro extra?